Gerir bem o estoque para o final de ano é a chave para atingir os melhores resultados em vendas ainda em 2022.
Finalmente é chegado o momento que todo varejista esperava!
Nesta etapa do ano, é comum projetar os números de vendas dos próximos meses e preparar o terreno para encerrar este ano e começar o próximo com ótimos resultados financeiros.
Porém, em um cenário tão dinâmico e desafiador como o varejista, faz-se necessária uma boa dose de capacidade analítica e concentração de esforços para evitar ou diminuir eventuais desequilíbrios para então atingir as metas estipuladas.
Isto significa olhar com atenção para todas as etapas da operação, do estoque ao atendimento ao cliente, a fim de identificar pontos de acerto para reforçar e possíveis falhas que precisam ser corrigidas neste momento como medida ao mesmo tempo preventiva e preparatória para o alcance dos resultados de vendas tão esperados.
Neste artigo, você verá como as atividades relacionadas ao controle de estoque podem ser decisivas para o sucesso (ou o fracasso) das vendas de final de ano.
A leitura tornará muito mais fácil a elaboração de um plano de ação estratégico e eficiente para fazer do estoque o seu maior aliado nas vendas.
Acertando o estoque para o fim do ano: por onde começar?
Manter o estoque sob controle para o final do ano é uma tarefa muito importante e que também pode ser muito simples.
Para começar, você deve conhecer dois problemas que devem ser evitados ou corrigidos antes de iniciar o seu planejamento de controle de estoque.
Estes fatores precisam ser observados com total atenção pelo gestor, pois sua ocorrência é capaz de atrapalhar ou mesmo impedir o sucesso nas vendas, independente da época do ano.
O primeiro deles é a falta de organização.
Em um ambiente desorganizado, as pessoas envolvidas com o controle de estoque até sabem onde precisam chegar.
Conhecem as metas, mas não tem clareza suficiente sobre como fazer isso acontecer ou não conseguem identificar no dia a dia se o que está sendo feito está alinhado com o objetivo pretendido.
Some-se a isso a falta de comunicação entre os tomadores de decisão e as equipes executoras, a ausência de programas de treinamento e de definição de processos e pronto! A receita para o caos está praticamente completa.
A desorganização favorece o desencontro de informações, a perda de tempo e desperdício da capacidade produtiva do time. Além disso, pode acarretar o segundo fator de risco para as vendas de final de ano do varejista:
O excesso de estoque parado.
A desorganização e o acúmulo de mercadorias encalhadas no estoque geram uma reação em cadeia:
Falta de organização > estoque parado > diminuição do lucro.
O raciocínio é simples: a desorganização propicia, entre outros problemas, o excesso de itens parados no estoque. Se há itens no estoque que não geram vendas, possivelmente não há espaço para as mercadorias que teriam melhor escoamento e, consequentemente, resultados financeiros mais positivos.
Além disso, os produtos encalhados sofrem depreciação em relação ao seu valor de mercado e podem se deteriorar quando mal armazenados.
Em outras palavras: estoque parado é dinheiro escorrendo pelo ralo.
Por isso, caso perceba a existência deste problema, a melhor solução é agir de forma imediata, adotando uma estratégia simples composta por 3 passos:
1. Fazer uma contagem de estoque emergencial para mapear com precisão quais são os itens que não tiveram boa saída.
2. Considerar possibilidades para escoar esses produtos rapidamente (criar promoções ou liquidações pode ser uma boa ideia).
3. Avaliar os motivos que ocasionaram o problema e criar mecanismos para evitar que ele se repita no futuro.
Implementar estas ações vai trazer de volta uma parte do prejuízo e pode significar o impulso necessário para colocar o seu controle de estoque nos eixos novamente.
Ok. Já eliminei o estoque parado (ou este não era o meu caso). O que fazer agora?
No início do texto, você viu como a falta de organização pode anular todos os esforços de um projeto de controle de estoque eficiente, gerando um efeito cascata que resulta em desperdício de recursos e diminuição dos resultados em vendas.
Então, se você deseja dar os passos certos na rota do sucesso de vendas neste final de ano, a primeira decisão que precisará tomar é essa: organizar a casa.
Como se organizar para as vendas de fim de ano a partir do estoque?
Organizar os processos que envolvem o controle de estoque pode parecer muito trabalhoso num primeiro momento, mas é uma tarefa que pode ser simplificada quando é dividida em etapas.
Cada negócio possui suas particularidades, mas em geral os pontos mais importantes para organizar o estoque e otimizar as vendas são:
1. Realizar um inventário geral de estoque
Este é o ponto de partida. Antes de encontrar a melhor maneira de organizar o estoque, você precisará ter clareza sobre a sua situação atual.
Os resultados de um inventário geral bem feito são como um raio-x do estoque, e funcionarão como uma bússola que guiará todos os passos que virão a seguir.
2. Analisar os resultados obtidos no inventário e históricos internos de vendas
A partir dos dados contidos nos relatórios de contagem, será possível observar quais itens precisam de reposição imediata e projetar as próximas compras de determinados itens.
Caso perceba que há produtos com baixo escoamento, você poderá agir de forma preventiva, criando ações para favorecer a venda desses itens, liberando espaço físico nas prateleiras e diminuindo perdas financeiras.
O pulo do gato para o planejamento de novas compras é cruzar as informações obtidas a partir do inventário geral com os históricos internos de vendas da empresa.
Essa análise dupla trará muito mais segurança na criação de um planejamento de compras consistente, pois resultará em projeções criadas com base apenas em informações reais.
3. Definição de processos e indicadores de desempenho
Este é o momento em que são determinados os procedimentos e boas práticas para criar e manter a organização em todas as etapas do processo de controle de estoque. Algumas delas são:
- Controle de entradas e saídas.
- Etiquetagem correta de todos os itens.
- Utilização de sistema adequado para realizar os registros e permitir o acompanhamento e análise dos dados relacionados ao estoque.
- Estratégias para identificação e correção rápida de eventuais erros.
4. Comunicação clara e treinamento da equipe
Todas as pessoas envolvidas com o controle de estoque da empresa devem ter muita clareza sobre a forma correta de desempenharem suas funções, mas sobretudo precisam entender a importância da realização de cada tarefa com cuidado e atenção.
Além de comunicar os procedimentos, é importante que tudo esteja registrado por escrito em uma espécie de manual, que poderá ser facilmente consultado em caso de dúvidas.
Vale lembrar que este conjunto de normas e boas práticas pode e deve ser atualizado e melhorado com o passar do tempo, utilizando como princípio a observação dos colaboradores e sua própria aplicação prática no dia a dia.
Isso torna o processo mais dinâmico, colaborativo e assertivo, pois permite a participação de todo o time envolvido e cria naturalmente um programa de melhoria contínua da área.
O ingrediente secreto para agilizar processos e turbinar resultados: a tecnologia
Não tem jeito.
Se você quer ter uma operação de controle de estoque enxuta, ágil e bem organizada, cedo ou tarde terá que investir em tecnologia.
Utilizar um bom sistema de gestão é a melhor atitude para economizar recursos financeiros e manter as informações da empresa reunidas em um só lugar, com possibilidade de acesso rápido para consultas ou análises.
Atualmente, o mercado oferece opções de sistemas que se adaptam a todos os bolsos e estilos de gestão. Os ERPs são os mais utilizados por comportarem dados de todas as áreas do negócio, inclusive o controle de estoque.
Usar a tecnologia no dia a dia é uma atitude que só traz vantagens para a empresa e é o fator chave para criar e manter a organização de todos os processos, do mais simples ao mais complexo.
As principais recomendações em relação à aquisição de um sistema de ERP são:
1. Escolher um sistema que seja adequado às particularidades e objetivos da empresa.
2. Treinar a equipe de forma adequada para que ela se familiarize com o uso do sistema.
3. Reforçar para o time a importância de utilizar o sistema em todos os momentos. Afinal, os dados coletados por ele só serão confiáveis se houver garantia de que tudo está sendo registrado e documentado corretamente.
4. Certificar-se de poder integrar os dados das contagens de estoque ao sistema de ERP utilizado.
Como tornar o controle de estoque mais simples, econômico e seguro?
Neste momento, há dois tipos de gestores varejistas:
Os que esperam o melhor período de vendas do ano.
E os que farão o que for preciso para que este seja o melhor momento de vendas do ano, mesmo que tenham identificado alguns problemas a resolver.
De que lado você está?
Se você é o tipo de gestor que quer tomar as decisões que irão construir o cenário ideal de vendas para o final do ano, saiba que existe uma única atitude capaz de facilitar todo o seu planejamento de controle de estoque, compras e vendas:
Terceirizar os inventários de estoque com a Inventory Brasil.
Contar com um parceiro especialista para cuidar desta etapa específica do processo certamente é a maneira mais econômica, tranquila e segura para ter os números reais do seu estoque na palma da sua mão.
Sem demora. Sem informações desencontradas. Sem papelada ou planilhas.
Você receberá os relatórios mais precisos do mercado, customizados de acordo com a sua necessidade e terá todas as informações de coleta integradas ao seu sistema de ERP, seja ele qual for.
Parece um bom negócio?
Mas a melhor parte vem agora:
Enquanto a maior empresa brasileira do setor cuida dos dados do seu estoque com imparcialidade, acuracidade e segurança, você direciona os esforços da sua equipe para outras atividades importantes.
Deixe o controle de estoque da sua empresa com quem entende do assunto e prepare-se para o sucesso de vendas de fim de ano.
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