A análise contínua dos números do estoque e a tomada de decisões com agilidade são os pontos chave para transformar prejuízo em lucro
Todo varejista sabe: existe uma linha tênue entre um estoque que dá prejuízo e um estoque que contribui para o bom andamento de todas as áreas estratégicas da empresa.
Pequenos contratempos e desencontros pontuais em relação ao estoque fazem parte dos bastidores de qualquer varejista.
Contudo, ocorrências como furtos, desvios de mercadorias, ruptura ou avarias que impossibilitem a venda de um item podem se tornar um grande problema quando, por falta de tempo ou de implementação de processos adequados, não são encaradas com a seriedade necessária e passam a acontecer com muita frequência.
O mesmo vale para o acúmulo de mercadorias paradas no estoque, que certamente é sinônimo de prejuízo e um forte sinal de que o controle de estoque da companhia está pedindo mais atenção.
No artigo de hoje você vai saber como identificar estes problemas e o que fazer para corrigi-los de forma prática, saindo da rota do prejuízo para entrar no caminho do lucro certo.
Identificando o cenário
Trabalhar o varejo no Brasil é uma tarefa bastante desafiadora.
É preciso levar sempre em consideração os fatores externos, como inflação, taxa de juros e as oscilações no comportamento do consumidor, por exemplo, na tomada de decisões.
Além, é claro, dos fatores internos, como organização, capacidade de planejamento, treinamento e acompanhamento do desempenho das equipes, controle de estoque, escolha de parceiros confiáveis para o negócio, entre outros pontos que influenciam diretamente nos resultados da empresa.
Por isso, é fundamental que o bom gestor acompanhe continuamente as tendências de mercado, as ações da concorrência e, sobretudo, revisite sempre os números internos da empresa, mantendo essas informações organizadas ao longo do tempo.
Esses dados devem funcionar como uma base sólida para a projeção de cenários e tomada de decisões de forma antecipada, como é o ideal, mas também atuam como bússola quando surge um problema inesperado que deve ser solucionado rapidamente.
O uso de dados é importante inclusive para a análise de situações fora do padrão, que podem se tornar um contratempo maior no futuro, mas que podem ser revertidas se identificadas a tempo.
Vamos utilizar como exemplo a ocorrência de algumas unidades de um determinado item parado no estoque.
Ao perceber que este lote levou mais tempo que o previsto para ser vendido, o gestor já pode procurar entender quais foram os motivos que levaram a isso e pensar em ações que favoreçam o escoamento desse estoque com mais agilidade.
E se há uma tendência para a estocagem deste produto, será possível diminuir o volume de compras numa próxima vez, evitando assim que a situação aconteça novamente.
Estoque parado é dinheiro parado. Este cenário que nenhum varejista espera encarar pode ser evitado com uma atitude simples: o controle de estoque.
O controle de estoque começa quando…
O varejista entende que precisa dele.
Por mais que as boas práticas de gestão de estoque para o varejo avancem e sejam difundidas, ainda é comum encontrar negócios que seguem atuando sem levar em conta a real necessidade de implementar uma política estruturada de controle de estoque.
Podemos dizer que o modelo de “controle” feito via papel e caneta já foi superado e que o uso de planilhas está ficando no passado, mas ainda há uma prática muito prejudicial ao bom controle de estoque e que é comum em muitos negócios no Brasil:
Tentar fazer o controle de estoque por conta própria.
Deixar essa tarefa nas mãos de um funcionário específico ou pedir que a equipe que já desempenha outras funções assuma também essa responsabilidade é um verdadeiro tiro no pé para a maioria das empresas.
Esse tipo de mentalidade favorece a sobrecarga de informações sobre os membros do time e resulta quase sempre em desorganização, dados coletados de maneira parcial ou insuficiente e ocorrência de erros e desencontros entre os números do sistema e o estoque real.
Isso sem contar com a falta daquele que é o maior aliado do gestor varejista: o relatório para análise e tomada de decisão.
Um gestor que toma suas decisões sem dados confiáveis em mãos é um gestor que corre mais riscos de agir de forma equivocada por pura falta de informação sobre a própria empresa.
É por isso que não basta reconhecer a necessidade de controlar bem o estoque.
O que realmente importa é saber que esta missão está nas mãos de quem conseguirá cumpri-la com maestria.
Felizmente, sair do prejuízo e encontrar o caminho do lucro a partir do estoque é mais fácil do que parece.
Terceirizar é a saída para a organização e o lucro
Terceirizar o controle de estoque é a atitude mais simples e rápida para garantir a organização e o acompanhamento necessário para definir as estratégias certas para o negócio.
Trabalhar com um parceiro especialista se traduz em economia já no curto prazo:
- Economia de tempo: as contagens são realizadas em dias e horários agendados de acordo com a sua preferência e tem duração pré-determinada.
- Economia de pessoal: ao invés de realizar todo o processo, a sua equipe fica responsável apenas por manter os ambientes de contagem organizados.
- Economia financeira: você não precisa gastar com equipamentos ou treinamentos. Todos os recursos são próprios da empresa terceirizada.
Há ainda outras vantagens:
- Receber resultados coletados de forma imparcial.
- Execução de contagens fora do horário de operação.
- Maior rapidez na obtenção e transferência dos dados.
- Emissão de relatórios para análise.
Aqui na Inventory Brasil, a lista de benefícios se complementa:
- Os relatórios são customizados de acordo com a necessidade do cliente.
- Nosso índice de acuracidade é o maior do mercado.
- Todas as informações de coleta são integradas aos principais sistemas de ERP.
- Total agilidade e atenção aos detalhes antes, durante e após o inventário.
- Equipe comercial que atua como verdadeira parceira do negócio.
Somos a maior empresa 100% brasileira do setor. Por isso conhecemos tão bem as necessidades do varejista brasileiro.
Deixe o seu estoque em boas mãos e direcione os seus esforços e da sua equipe para atingir os objetivos de venda.
Com a tranquilidade que o inventário terceirizado proporciona, a rota do lucro será o seu destino certo.
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